Tuesday, June 17, 2008

O prometido é devido...


Malta tremoceira... aqui estão os resultados da minha pesquisa:


"Os tremoços são as sementes das plantas fabáceas conhecidas como tremoceiro, pertencentes ao género Lupinus e usadas na fixação de azoto nos solos. A semente, de cor amarela, não tem aproveitamento agrícola e é geralmente vendida em jarras ou potes e em conserva, salgados, para serem consumidos frescos como petisco ou aperitivo (acepipe). Os tremoços são ricos em fibras."



Considerações sobre o tremoço (retiradas deum estudo científico elaborado no ISA):


1. O tremoço pertence à família Fabaceae e à espécie Lupinus.

2. O seu nome teve origem na palavra árabe al-turmus.

3. Em Espanha é conhecido por altramuz, tramúz, entremozo e chocho.

4. O tremoço é utilizado na alimentação humana e na dos animais, no enriquecimento dos solos, na indústria farmacêutica e na fitoremediação.

5. Os tremoços que comemos foram primeiramente cozidos e depois cobertos de água mudada com frequência por diversos dias até perderem o seu amargo original. Se não houver este procedimento, são completamente intragáveis e altamente tóxicos.

6. O tremoço é um excelente adubo em verde quando enterrado nas terras porque tem a faculdade de fixar o nitrogénio do ar, absolutamente necessário para o crescimento de novas plantas o que o torna também responsável pelo aparecimento de novos ecossistemas. As suas raízes conseguem descompactar e reduzir a erosão dos solos, ajudando à infiltração de água. Óptimo para melhorar a estrutura física dos solos. Resistente às geadas, gosta de Invernos húmidos e Verões secos.

7. O tremoço é uma leguminosa tal como o feijão, a fava, o chícharo, o grão de bico, a ervilha, a lentilha, as giestas, os tojos, as olaias, etc. Tem o dobro das proteínas do que a maioria de outras leguminosas. É rico em ferro, fósforo, vitamina E, vitaminas do complexo B, biotina e ácido pantoténico.

8. Estudos feitos na União Europeia, comprovam a sua acção no controlo dos níveis de açúcar no sangue, na redução do apetite, na diminuição da quantidade de colesterol no sangue, nos efeitos sobre a obstipação intestinal e por último ajudando a evitar o aumento da obesidade.

9. Costumam também ser referidas as suas propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes, o combate a parasitas intestinais e também o seu estímulo na renovação das células favorecendo a regeneração da pele.

10. Em França existe um produto comercializado para o fortalecimento capilar utilizando peptídeos, vitaminas e oligoelementos retirados ao tremoceiro.


É caso para se dizer:

ÉS GRANDE, TREMOÇO. ÉS GRANDE!


Mas atenção aos mitos:

Nota: Há uma série de tratamentos caseiros que aconselham a ingestão de um ou mais tremoços amargos com a água de demolhar (ambos tóxicos) todas as manhãs em jejum para baixar o colesterol, os valores glicémicos ou as dores artríticas, mas nem nos arriscamos a divulgar aqui por ignorarmos o seu impacto nos organismos de cada um.

4 comments:

Rita said...

xu, és grande!!!!!!!!!!!!!!! (e vivam os momentos na piscina a dar no tremoço como se n houvesse amanha!!)

Little Jordan said...

nós afinal somos muito saudáveis!

Alex said...

Falta dizer que é o marisco favorito do Eusébio!

Little Jordan said...

Grande Alex! Sempre atento! Como é que eu me fui esquecer dessa pérola?