Wednesday, October 31, 2007

Ouvido ABSOLUTO


... ou o que eu aprendo com um míudo de 15 anos!
O diálogo foi assim:
P - ... e eu não percebo como é que a minha professora de canto consegue saber em que tom eu estou.
R - Há pessoas assim, que têm o ouvido absoluto.
Eu - Têm o quê?!
R (com um ar paternalista) - O Ouvido Absoluto. Sabem sempre em que nota estás. Por exemplo, podem dizer-te que a tua buzina do carro toca em ré... é um dom!
P e eu (gargalhada de meia noite) - Que disparate, nunca ouvi tal coisa...
R - Não tenho paciência para vos aturar, vão ao Google...
No dia seguinte foi o próprio do R. (rapaz para a tenra idade de 15 anos) que fez a pesquisa e nos atirou à cara o seguinte:
Ouvido absoluto é a capacidade que uma em dez mil pessoas tem de ouvir e identificar notas musicais à primeira escuta. Essa capacidade vem do cérebro e é mais frequente ser encontrada em músicos, pois a área que processa a música é maior que nas outras pessoas. Existem três possíveis explicações para esse fenómeno:
1ª: Genes, pois uma pessoa com ouvido absoluto geralmente tem parentes com essa capacidade;
2ª: Prática, porque com treino uma pessoa seria capaz de identificar notas musicais e o cérebro armazenar o "registo" dessas notas;
3ª É possível que qualquer pessoa nasça com ouvido absoluto e perca essa habilidade, se ela não for desenvolvida, treinada e mantida com a música.

Toma lá que já aprendeste!

Em relação ao meu fim-de-semana

- Ida de ximbóio (inter-regional!) até aveiro avec o meu caríssimo amigo e coordenador que ao fim-de-semana se transforma em rei das pescas.
- Jantar com o irmão e a cunhada do rei das pescas e conhecer dois dos sobrinhos mais queridos que se pode ter (pena eu ainda não ser tia, estou preparadíssima, despacha-te Gordy).
- Ganhar o último jogo de snooker (que como toda a gente sabe é o que conta).
Sábado
- Pedalar 24Km para beber um sumo de laranja natural na praia da Torreira e comprar isco.
- Pescar a magnífica quantidade de UM ROBALINHO, mas foi tão divertido...
- Jantar em casa da família Costa, ver a OT à lareira e injuriar até mais não aqueles desafinados todos.
- Ganhar um jogo de setas de forma arrasadora.
Domingo
- Ida ao palácio do Freixo ver a brilhante exposição do Salvador (o Dalí, claro!).
- Almoço com a família Costa.
- Derrota inesperada no ping-pong.
- Castanhas assadas à lareira.
- Regresso a LX de ximbóio.
Adorei!

Wednesday, October 24, 2007

Resposta ao desafio de Batata

Segundo a Batata Frita, a 5ª frase da 161ª página do livro que estamos a ler é a que interessa...
Aqui vai:
"Um quarto desmaio tornar-se-ía suspeito."
Hmmm, não me parece que sejam estas as palavras-chave deste livro (Maria Antonieta, de Stefan Zweig)... Digo isto porque sei (como muitos miúdos de 10 anos) que esta história não vai acabar bem! Alguém vai perder a cabeça. E a razão não se prende com desmaios!

Monday, October 22, 2007

Eu não perco muito tempo com as lides domésticas...

... porque é PERIGOSO! E não sou só eu que o digo. Está provado! Vejamos:

Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado alguns objectos e situações apresentam riscos.

MEDICAMENTOS - Todos os medicamentos deve ser guardados em lugares altos e, de preferência, trancados com chave. Nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação médica. (desde pequena que tenho a mania que me sei medicar... mas nunca foi nem será preciso trancar os ditos à chave... guardá-los num sítio alto é suficiente no meu caso).

ESCADAS - As escadas devem possuir corrimão e o piso não deve ser liso. (esta não me preocupa, até porque ainda não comprámos o andar de cima para construirmos a escada, mas a Gordy vai "malhar" na primeira oportunidade, de certeza).

JANELAS - Devem ser colocadas grades ou redes de proteção. (nada de limpar vidros até montar as grades, até já estou com vertigens).

COZINHA - As pessoas não têm noção do perigo que a cozinha representa. (eu tenho! Gás e fogo - need I say more?).

PRODUTOS QUÍMICOS E MATERIAL DE LIMPEZA -Alguns são altamente tóxicos! (aprendi nas aulas de laboratórios - não cheirar, não mexer, não provar).

OBJECTOS PONTIAGUDOS OU CORTANTES - Facas, tesouras, chaves-de-fenda e outros objectos perfuro-cortantes devem ser mantidos em locais fechados (tenho péssimos antecedentes com vários destes objectos).

FERRO DE PASSAR ROUPA - Além da alta temperatura, é perigoso devido ao seu peso e por estar ligado à electricidade (bem me parecia que também havia algo de suspeito com este amigo).
É melhor não arriscar, até porque sei de fonte segura que não é muito divertido!

Facto da vida!

"Nascem menos crianças no Vaticano do que nas ambulâncias dos bombeiros de Grândola. É a vida!".

Obrigada, Batata!


Monday, October 15, 2007

Menisquices...


Tenho o menisco externo do joelho direito "avariado". É um tipo de lesão que não é nada do outro Mundo, não há indicação para cirurgia mas dói, incomoda e interfere com a minha qualidade de vida! Primeiro porque trabalho com o corpo (atenção à piada fácil) e fico, evidentemente, limitada, segundo porque não me permite dedicar-me aos meus desportos radicais:
Golf: onde rodopio sobre os joelhos e tenho de andar Kms - é melhor não!
Bicicleta: pedalar ao estilo "Gamito" não faz parte das minhas possibilidades neste momento - Ai, a dor!
Pesca: Não consigo estar sentada por longos períodos de tempo - quando me levanto até apito!
Depois de uma cuidada avaliação à referida articulação e de alguns exames complementares de diagnóstico (RX, Ecografia e RM), um expert na matéria (um médico de barbas muito simpático que por acaso partilha o meu apelido e habitou durante 24 anos debaixo do mesmo tecto que eu)fez o seu diagnóstico e ditou de sua justiça: tratamento conservador a.k.a. fisioterapia!
Tenho fé na fisioterapia e nos fisioterapeutas (porque será?), portanto estou confiante numa recuparação a 100% até à época do Snowboard (que se aproxima a passos largos). Estou, assim, entregue aos cuidados de uma das melhores fts da Europa e do Mundo que dá pelo nome de Fredinha do Céu... Gracias, my friend!

Thursday, October 04, 2007