Thursday, March 15, 2007

Ai, o que eu gostava do cavalo-marinho




Sendo uma pessoa que se interessa pela Natureza em geral, resolvi aprofundar os meus conhecimentos sobre este bicho, que tem algumas particularidades que admiro.
Durante a pequisa, deparei-me com este texto infantilóide que me fez perder um pouco o encanto.
Quando nos tratam por tu e nos explicam as coisas assim, até parece que o cavalo-marinho é um bocado básico... Que pena!

Vejam lá se concordam:

"O cavalo-marinho é um peixe muito, muito estranho. A cabeça é parecida com a de um cavalo, o corpo é comprido e está coberto com umas placas que parecem ossos.

Sabias que o cavalo-marinho é um dos poucos peixes que nada de pé? Para isso usa a ajuda das barbatanas que tem nas costas e na cauda.

Com a ajuda da sua boca comprida, o cavalo marinho consegue comer um pouco de tudo.
Mas tem que ser pequenino, tal como ele. Come peixinhos, crustáceos e bichinhos muito pequenos que há na água e mal se vêem.

Sabias que, como não tem dentes, o cavalo-marinho aspira os alimentos?

Na época de acasalamento, o macho dança com a fêmea, roçando a barriga um no outro.
Assim, a fêmea coloca os seus ovos numa bolsa da barriga do macho que os conserva lá até os bebés nascerem.

Pois é, quem dá a luz são os papás!

Sabias que o cavalo-marinho nada muito mal?
Para se deslocar desenrola a cauda, dobra o corpo e agita as barbatanas das costas.
De resto está quase sempre agarrado às plantas marinhas."

11 comments:

Jordan said...

Sofia Jordão és a pessoa MAIS CRETINA à face da Terra!

Fizeste-me dar A GARGALHADA da vida à frente do T, que está AQUI a 1,5m de mim...
Sendo que é proibido estar no msn e eu estou, que é proibido bloggar e eu tb estou, e q rir, tudo bem, mas com alguma calma... imagina a minha cara a fingir que me estava a rir da conversa DELE...

(e agora que ainda só VI as imagens... vou ler o texto :P)

Little Jordan said...

obrigada por partilhares a minha verdadeira identidade com o MUNDO!
não sei se estava preparada mas, se calhr, já era altura...

Jordan said...

Sim, pq NINGUÉM sabia... :P

Atrás da Lua said...

Eu não sabia! E tou estupefacta! Agora só faltava dizerem que são irmãs...

Anonymous said...

AI, PAREMMMMMMMMMMMM! Acabei de repetir o episódio da Jordan. N aguento!!!!:P dei uma gargalhada q se deve ter ouvido no piso de baixo!:P

Tenho MONTANHAS de saudds vossas! Please PROMETAM_ME q este fds vos ponho a vista em cima;)

Rita said...

sofia jordao, este blog é teu??? n posso crer!!!!!!!!!!!!!! duh!!!!!!!

Atrás da Lua said...

Sim!!! bora comb programa este fds!
de preferência diurno e ao sol que a minha faceta vampírica está-se a ressentir (e o meu fígado tb)

Anonymous said...

Gostei especialmente da foto do cavalo com barbatanas e da parte "De resto está quase sempre agarrado às plantas marinhas" conheço alguns que estão quase sempre agarrados ao outras plantas: xxxaaamoooomm
E sim sofia jordanilda toda a gente já sabia que eras tu!!

João Tomaz said...

Bolas... pensava que este blog era do filho mais novo do Michael Jordan mesmo não sabendo ele escrever em português. Estou muito desiludido... vou fazer greve de fome durante um minuto como forma de protesto

Atrás da Lua said...

Quanto tempo mais vou ter de esperar por um novo post????!!!!!

nemadz said...

O chamado Hipocampo