Friday, June 22, 2007

Compromissos de um pescador


I - Procure compreender a Natureza para viver idealmente com ela. Quanto melhor você a conhecer mais a amará e mais ela retribuirá a sua dedicação. (retribui, apresentando-nos peixinhos para nos divertir-mos a torturar e a capturar)
II - Sempre que você puder, denuncie a poluição de um rio, de uma baía, de um lago ou de um riacho. Salvar os peixes é lutar pela qualidade de vida ambiente. (se não houver qualidade de vida no ambiente como é que sabemos que os peixinhos que vamos matar para comer não nos fazem mal?)
III - O bom pescador procura associar-se ao seu grupo em clubes e associações e jamais pesca sem a devida licença. (associações?! licença?! Ai de quem me multe! Só vou experimentar)
IV - Denuncie, sempre que souber, aqueles que violam as leis da pesca ou as leis da Natureza. Maus pescadores, que usam métodos furtivos e violentos na pesca devem ser denunciados às autoridades e punidos, para que a Natureza seja preservada para nossos filhos e todas as gerações futuras. (realmente há para aí cada bárbaro... toda a gente sabe que a técnica do anzol é absolutamente indolor, não há problema nenhum...)
V - Devolva à água os peixes pequenos ou aqueles que não irão servir para a sua alimentação. (definam peixes pequenos... jaquinzinhos e petingas também contam?)
VI - Faça-se respeitar, respeitando a propriedade alheia. Feche porteiras, não destrua árvores nem cercas, não maltrate animais, evite poluir as margens dos rios e praias, costas marítimas, lagoas e banhados. Ao sair, o lugar deve ficar como você o encontrou, ou melhor. (não maltrate animais é lindo porque para esta maltinha os peixes não contam! Deixar o lugar como o encontrou ou melhor também não estou a ver, pelo menos na "quantidade" de fauna aquática)
VII - Sempre que possível, dê preferência ao isco artificial. (sim, nada de desperdiçar isco vivo nos palerminhas de barbatanas)
VIII - Se você sabe ou não nadar, não importa, jamais deixe de levar o seu salva-vidas em suas excursões de pesca. (ai não importa não saber nadar?! Então não era de aconselhar uma pessoa que vai para o mar e para os rios a ter umas aulinhas apesar do salva-vidas? Que compromisso tão fraquinho...)
IX - Respeite seu companheiro de pesca, não seja desleal ou inconveniente. (o quê, não vou poder vangloriar-me quando pescar o maior peixe?! assim não vale... para mim tudo é competição)
X - Mesmo sozinho, na solidão de um rio ou mar, seja um grande desportista, conduzindo-se com toda a dignidade e correção. (sozinha não quero ir, este compromisso não é para mim)
Tudo isto porque estava a pensar iniciar-me no mundo da pesca, na segunda-feira. Agora já não sei se arrisco. Estes senhores não andam a brincar!

1 comment:

Jordan said...

Estou DESERTAAAAAAAA para ouvir esse relato!
Desertaaaaa!
(e já nem preciso de dizer q mandei uma gargalhada valente com os teus comentários aos mandamentos)