Thursday, July 19, 2007

Houston, I have a problem...

Devido aos recentes e perturbantes comentários sobre a minha rouquidão crescente e ao incómodo que a mesma traz a uma pessoa que está habituada a partilhar a sua voz com o Mundo, resolvi ser consultada por um Otorrinolaringologista. As minhas cordas vocais foram examinadas e gravadas em vídeo. Foi mais ou menos assim:

Sr. Dr. - Pois é, Sofia, está a ver aqui estes nódulozinhos? Isto é do esforço que faz a falar.
Eu - Chego ao fim do dia rouca. Se for sair então é um desatino. Fico mesmo sem voz...
Sr. Dr. - Isto não é caso para operar. Tem é de fazer terapia da fala, para aprender a colocar a voz. Também não lhe recomendo a permanência em sítios barulhentos nem ambientes de fumo. Os ares condicionados também podem ser um problema, o ar seco tende a agravar estes casos...
Eu - Isso quer dizer que posso por de parte a minha carreira de cantora?
Sr. Dr. - Isso. Deixe-se de cantorias, pelo menos até aprender a utilizar a voz como deve ser... Fora isto está tudo bem, não se preocupe.

Não me preocupo?! Já estou com esta voz de cana rachada e ainda mal começou a temporada das festas, das noitadas, dos ambientes de fumo, da barulheira e da gritaria da felicidade!
Alguém conhece uma terapeuta da fala que me acuda?! RAQUELU,salva-me!

Pensavam que se escapavam a uma pesquisa?
Os nódulos nas cordas vocais (nódulos de cantor) são formações semelhantes a cicatrizes, localizadas nas cordas vocais, parecidas com os pólipos das cordas vocais, mas mais consistentes, que não desaparecem com o repouso da voz. São causados por um abuso crónico da voz, como os alaridos e os gritos repetidos ou o canto enérgico. A única forma de se evitar que se formem novos nódulos é não abusar da voz.

Colaborem comigo, sejam ordeiros e bem comportados, não me façam perder a cabeça e gritar convosco... a minha voz depende disso!

A partir de agora não vale gozar com a minha pontuação no SingStar ou actuação no Karaoke. É um problema de saúde... sejam crescidinhos!

10 comments:

Jordan said...

Longe vai o tempo em que quase pusemos a Filipa Rodrigues a chorar com o nosso dueto TELEPATIA no saudoso karaoke do Sr. Cho!

Tens vindo a piorar, é um facto, mas olha que a tua voz até tem um não sei quê de sexy!!

Seja como for - Sofia, sei que te tens esforçado ao longo da semana e que a tua presença em palco é inigualável. Seja como for, tal não é o suficiente para permaneceres na Escola da OT. Não seria justo para os teus colegas.Esta semana, estás nomeada :P

Rita said...

a tua vida dava um filme, ahahahhaha!

Anonymous said...

lol

Tu és unique, múlher!! ;-)
Só rir!!

Mta beija

Zé Mitra said...

POis que isso são desulpas não cantares, eu só acredito quando vir o atestado médico :P
Mais uma vez viva a esta pequena inciclopedia :)

Little Jordan said...

nomeada?! mas eu tenho sido igual a mim mesma... ;)
não tem graça, logo eu que gosto tanto de cantarolar...

JAP said...

É pá! Uma noticia boa! Lá por gostares de cantar não quer dizer que cantes bem Sofia Jordão. Agora sempre que começares a esganiçar em vou-te relembrar da condição física. Por outro lado, agora imitas muito melhor o Paulo Gonzo e principalmente o Olavo Blhacc.

Little Jordan said...

ahahaha! "p'ra me perder, nesses recantos..." realmente posso tentar outros registos. obrigada pela dica ;)

JAP said...

Seiiiiiiii-te de cooooooorrrrrrrrrrr

JAP said...

Olha olha olha!!

Também não podes cantar isto! Ainda por cima com uns ténis iguais aos teus!

http://www.youtube.com/watch?v=aqgGfC8A5-c

Anonymous said...

Fogo jordinha e eu a pensar que ia ser ctg que ia á proxima operação triunfo!É que é já agr em Setembro...vê lá se vais fazer uma terapiazinha que ainda tenho esperanças que possamos fazer um dueto:) Beijoca amiga...com ou sem voz (mm que de cana rachada) és um amor:D