Thursday, July 05, 2007

A Marabunta não me sai da cabeça


Hoje estava na piscina (sim, eu não estou de férias mas há dias em que imito muito bem) e deparei-me com uma companhia que faz parte daquele relvado há imensos anos - a formiga gigante! Lembrei-me logo das marabuntas. Como não acredito no acaso e me parece que, ultimamente, esta formiga maléfica não me sai da ideia (está mencionada em 2 dos meus 3 últimos posts), achei importante ir saber mais sobre esta criatura. Aqui vai:


Marabunta é o nome comum de Cleliomyrmex andicola (Hymenoptera: formicidae: Ecitoninae), uma formiga que vive principalmente debaixo da terra nas selvas tropicais da América.
De cor avermelhada e tamanho médio, apresenta mandíbulas em forma de garra, armadas com grandes espinhos, semelhantes a dentes, que permitem que se prenda às suas presas durante o ataque. As picadas são extremamente dolorosas, irritantes e paralisantes.
É a única espécie que remove e consome carne de vertebrados, como lagartos, serpentes e pássaros e até animais de maior porte, como do homem.


Vou abandonar a mania que tenho de apelidar de "marabunta" as pessoas que me são queridas e dotadas de apetite voraz. Até se pode tornar ofensivo. O raio da formiga!

9 comments:

Jordan said...

= também conhecida como Xu, Zuleika, Zulkídia and so on!

Rita said...

é o q eu digo, verdadeira enciclopedia. como diz o outro, ate nos ensinas a jogar as escondidas,. ahahaha!

Little Jordan said...

ena, hoje as ritas estão tão espirituosas... ontem não era bem assim... eu (como não percebo alemão) tive alguma dificuldade em compreender-vos! Granda FESTA!

Rita said...

es muito sonsa, lol!!!! la d alemao percebes tu xu do ceu!!!!!!!! ;P

JAP said...

Bem alemão eu até percebo, se precisares de ajuda Xu...

Assim pode ser que deixes de dizer que eu tenho algo contra ti! Sim porque se bem te lembras na foto da "cara de mete nojo" tínhamos combinado isso! E não é a tua cara que mete nojo, era mesmo a situação, daí fazermos cara feia. Agora sou eu que digo, tu não deves gostar mesmo nada de mim, nem te lembras das nossas palhaçadas! :'( XXuiifff

Little Jordan said...

Caro Jorge! Não penses tal coisa. Eu adoro-te desde o dia em que te conheci e te ofereceste para transportar a minha mala, olhaste para mim e disseste: "xuzinha o caraças, olha só o peso desta mala!!!" hehehe
Eu sei que tu gostas de me "arreliar". E às vezes tens sucesso! Mas eu gosto do desafio. Continua ;)

JAP said...

=D

Anonymous said...

Eu nunca mais me esqueci da marabunta desde q vi um filme sobre esta espécie. Aquilo era até ao osso!!!Qual Sebastião come tudo tudo tudo, qual q!;)

Zé Mitra said...

Já tinha saudades de aprender com este blog...... :)