Tuesday, July 10, 2007


Não sou propriamente adepta deste tipo de eventos e acho um absurdo que só possam existir 7 maravilhas no Mundo. Mas a verdade é que fiquei indignada por as "Moais" não terem sido distinguidas. Onde andam esses critérios?!


O termo "moai" é utilizado pelos estudiosos para designar as gigantescas estátuas de pedra, encontradas pelas encostas da Ilha de Páscoa, construídas por volta de 1300 d.C., que atingem até 12 metros de altura e pesam várias toneladas.
As mil estátuas da Ilha de Páscoa levam a uma pergunta imediata: como um lugar tão pequeno e isolado poderia originar uma cultura capaz de obras tão espectaculares? Desvendar os mistérios desta ilha não é uma tarefa fácil, há inúmeras décadas pesquisadores e arqueólogos dedicam-se às questões que Páscoa suscita. Quem construiu os moais? Como foram transportados até os ahus? A Ilha de Páscoa é o lugar habitado mais isolado do mundo: são 118 km² de terra no sudoeste do Oceano Pacífico, 1.600 km a leste da ilha de Pitcairn e 3.700 km a oeste do Chile.


A tendência é atribuir a autoria destas estátuas aos polinésios, que teriam chegado à ilha no século VII. Eu não tenho dúvidas em considerá-las uma maravilha...


11 comments:

Jordan said...

Olha que coincidência!
Ainda agora postei sobre as maravilhas!!
É, de facto, maravilhosoooooo!

;)))

tavguinu said...

aprende-se tanto aqui, PARABÉNS !

Little Jordan said...

tavguinu! bom txi ver por aqui... ;)

Miss Japa said...

És tu com as Moai e u com o templo de Kiyomizu-dera em Kyoto...

Aliás continuo sem perceber como é que a Ópera de Sidney podia sequer estar nomeada...é que não era propriamente o concurso das maravilhas arquitectónicas contemporâneas...

(eu também votei nas Moai!)

roque said...

É verdade... como é que foram ali parar... eram precisos pelo menos 3 ou 4 Roques para fazer isso num dia...

roque said...

Adenda: Porque acho que estou a exagerar um pouco, 2 ou 3 Roques...

Jordan said...

Eu acho que se o roque se esforçasse, até conseguia sozinho, num só dia!!

JAP said...

É pá, eu ia comentar mas como tens 7 comentários e estás a falar das 7 maravilhas...

Eu se comentasse teria de concordar contigo, também estava a apostar nas estátuas!

Ora bolas, e não é que comentei mesmo?

Jordan said...

Jorge,

No mínimo fazias mais 69 comentários para ficarem 77!
(ou então faz só 68, que é um numero mais bonitinho e com o meu comment já não precisas do 69º)

Anonymous said...

Meu bem, concordo tanto contigo!
Como é que estas estátuas não são maravilhas do mundo?!
Agora, o meu Cristo Redentor!, ai que alegria!

Little Jordan said...

hehehe... fredinha e a sua costela zuca ;)