Friday, August 17, 2007

Não é uma paixão efémera... a pesca é a minha vida!


A todos aqueles que acharam que tinha sido sorte de principiante, aqui fica a prova de que eu já sei pescar! Desta vez o local escolhido foi Oeiras com a companhia do meu mestre das pescas, P.!

Apesar das condições adversas (esquecemo-nos de levar bolos e chocolates pelo que demasiado cedo entrámos em hipoglicémia) pesquei um... BODIÃO! Como é evidente nenhum de nós sabia de que peixe se tratava mas nestas coisas os pescadores são como uma família e uns senhores elucidaram-nos, deixando os avisos: "não é muito saboroso" e "isso só fritando os lombinhos".

Foi nesta altura que olhei para "El Bodion" (que ainda lutava pela sobrevivência) e pensei que se tivesse um aquário de água salgada era para lá que ele ía... fritá-lo é que não que o peixe é giro que se farta! E assim, com a mesma mão com que o tinha tirado da água (e com a autorização do meu mestre), devolvi-o ao seu habitat natural... O P. acha que ele não tinha hipótese já que estava mais para lá do que para cá, mas eu gosto de acreditar que ele está feliz a nadar no mar... mas com uma marca de anzol nas beiças! hehehe

O Bodião (que eu desconhecia):
Espécie sedentária, comum nas águas portuguesas, habita preferencialmente zonas resguardadas, de rocha ou com ervas marinhas, até aos 25 metros de profundidade. Muito activos durante o dia, altura em que procuram alimento, são solitários, extremamente territoriais e hermafroditas. Apresentam olhos salientes, boca pequena em relação ao tamanho do corpo e o corpo revestido de pequenas e finas escamas, com barbatanas pouco desenvolvidas. As suas cores mais vulgares são o castanho e o verde, podendo variar entre cores únicas, manchas de cores variadas, cores do arco-íris e outras cores típicas dos peixes tropicais. As diferentes cores e morfologias do corpo dividem-nos em várias espécies encontradas em Portugal, podendo algumas atingir 1m de comprimento e 4/5 quilos de peso.

7 comments:

Jordan said...

Oh senhores!!
Mas que grande BODIÃO - o maior que já vi na minha vida!!

:)))))))

tavguinu said...

era incapaz de papar um peixe hermafrodita !

blarghhhhhh !

Little Jordan said...

Gordy: Também foi o maior que eu alguma vez vi... aliás, confesso que fiquei na dúvida se seria um peixe ou algas agarradas ao anzol...

Tavguinu: de facto, agora que penso nisso, também me faria alguma confusão comer um peixe hermafrodita... será que é uma coisa comum? será que nos têm servido peixes destes e nós não sabemos?

tavguinu said...

e as ameijoas tb são? ou há ameijoos?

Jordan said...

Os caracóis tb são e vcs comem-nos que é uma loucura!!

Jordan said...

(são, não são??)

tavguinu said...

aiii...

ainda por cima chupam o bixo !

blerghhhhhhhh