Wednesday, May 30, 2007

A Greve é que lhe dá!

Para todos os que fizeram greve, aqui fica um sincero muito obrigada pelo maravilhoso dia que me proporcionaram.

1 - Ai não há metro? Kelly Bola resolve e dá boleia à sua pequena irmã numa viagem até ao Chiado (pelas 7h15 da manhã e com muita risada à mistura).

2 - Ai os doentes ligaram a avisar que vão chegar atrasados por causa da greve? Óptimo! Estava mesmo a apetecer-me jogar um SUDOKU!

3 - Ai o trânsito está caótico e muitas pessoas desistem do tratamento porque "assim não vale a pena e amanhã ainda é dia"? Tudo bem, posso ir adiantando o trabalho que tenho para fazer à tarde.

4 - Ai são 14h30 e já estou despachada mas o metro continua incerto e estou tão longe de casa? O pai Jordão aparece para salvar o dia e me traz-me de volta ao aconchego do lar!

Se ao menos houvesse uma greve geral todas as semanas... Que dia tão calminho!

Tuesday, May 29, 2007

O que é beber moderadamente?


À luz dos antigos e recentes eventos, acontecimentos, peripécias, aventuras e gargalhadas que as nossas saídas nocturnas costumam despoletar, fiquei a matutar no seguinte: será que isto nos faz mal à saúde? Vejamos...

Segundo a OMS(Organização Mundial de Saúde) é considerado um bebedor moderado aquele que tem um consumo inferior à 21 unidades de álcool por semana para homens e 14 para mulheres. Cada unidade de álcool equivale a 10ml de álcool puro, por exemplo 350ml de cerveja com 4% de álcool equivale à 1,5 unidades de álcool. Isto quer dizer que homens podem consumir no máximo por volta de 2 latas de cerveja por dia (ao longo o dia) e mulheres 1 lata.

Aqui respirei de alívio. Afinal somos pessoas saudáveis que optam por ingerir as unidades de bebida a que têm direito de seguida e apenas uma vez por semana... Mas não é verdade, atenção às próximas linhas...

É importante salientar que não se deve consumir as 21 ou 14 unidades de álcool concentradas num único dia, ou em poucos dias, isto poderá levar a pessoa a desenvolver problemas futuros (alcoolismo) ou imediatos (situações sociais embaraçosas).
E agora? Mudamos de estilo de vida ou lidamos com isto? Podemos reunir para discutir o assunto. Eu dou a casa. Quem leva as bebidas? Ai, é verdade, não se pode...

Torre IBERIUS


A quantidade de gente boa que há nesta "nossa alegre casinha" é impressionante!

Se estas paredes falassem já tinham muitas histórias para contar! ;)

Feliz dia do vizinho!

Saturday, May 26, 2007

Living on the edge



Momento do dia:
Correr semi-nua pela casa com o objectivo de tomar banho ENQUANTO o sr. C (nosso estimado carpinteiro) já trabalhava desalmadamente para o aumento do conforto do nosso lar. Tudo isto porque odeio despir-me e vestir-me na casa-de-banho! Aproveito para agradecer à Kelly, minha querida irmã, sem a qual nada disto teria sido possível, uma vez que foi a própria que me foi dando indicações para eu poder avançar! Thanks for the heads up and for the laughs, sis!

Dave Mathews Band

Não sendo propriamente a maior fã nem conhecedora, devo dizer que gostei bastante do concerto de Dave Mathews Band ontem à noite, no Pavilhão Atlântico. Apesar de se terem perdido um pouco em "devaneios instrumentais" e de (segundo verdadeiros especialistas no assunto) não terem tocado algumas das melhores músicas, foram 3h30m passados a ouvir bom som e rodeada de óptima companhia.
Para que conste, a Tina Turner nasceu a 26 de Novembro de 1938, pelo que é uma jovem para os seus 69 anos (faz 70 este ano, mas não sei se podemos considerar esta aposta ganha, uma vez que errámos por excesso).
Fica aqui a letra de uma óptima música que desconhecia e me foi recomendada (obrigada, J).
Where are you going
With your long face pulling down, don't hide away
Like an ocean that you can't see but you can smell
And the sound of the waves crash down
I am no superman
I have no reasons for you
And I am no hero, oh, that's for sure
But I do know one thing
Where you are is where I belong
I do know where you go
Is where I want to be
Where are you going?
Where do you go?
Are you looking for answers to questions under the stars?
If along the way
You are grownweary you can rest with me until
A brighter day and you're OK
I am no superman
I have no answers for you
I am no hero, oh that's for sure
But I do know one thing
Where you are is where I belong
I do know where you go is where
I want to be
Where are you going?
Where do you go?
Where do you go?
Where are you going?
Where do you go?
I am no superman, I have no answers for you
I am no hero, oh, that's for sure
But I do know one thing
Where you are is where I belong
I do know where you go
Is where I want to be.
Where are you going?
Where do you go?
Where are you going?
Where?
Let's go

Friday, May 25, 2007

Back to school


Tenho uma amiga que trabalha no museu do chiado, que por acaso é mesmo "de fronte" do meu hospital (sim, gosto de acreditar que aquilo é tudo meu). Hoje convidou-me para ir ver a exposição "Columbano Bordalo Pinheiro" que termina já no próximo domingo. Expliquei-lhe que saía cedo (15h) ao que ela respodeu "óptimo, há uma visita guiada mesmo a essa hora, assim pode infiltrar-se no grupo, leve quem quiser".

O P e eu abandonámos a Venerável Ordem Terceira, atravessámos a rua e entrámos no museu onde nos juntámos ao nosso grupo. É muito coesa, esta grupeta da Universidade da Terceira Idade da Amadora a que nos juntámos com o maior descaramento possível. Acho que ninguém se teria apercebido se não fosse o comentário "estes dois jovens vêm connosco" proferido pela nossa querida guia.

O que é certo é que a exposição foi EXCELENTE: fartámo-nos de rir, aprendemos imenso, acenámos à F do jardim do museu (grande momento), e até ficámos incluídos nas fotografias de grupo!

Wednesday, May 23, 2007

Eu também recebo e-mails curiosos...

Sem querer ferir susceptibilidades, tenho que partilhar esta pérola que veio parar à minha "caixa de correio electrónica":

Convite - Evocação / Homenagem / Tributo a José Afonso

Queridos amigos (1) , Na sequência do Jantar da Ribeira (2) comemorativo dos 33 anos do 25 de Abril, vai realizar-se amanhã, dia 24 de Maio (5ª feira), pelas 22 horas, no Bar do Espaço Ribeira (av 24 de Julho), uma evocação da vida e da obra de José Afonso, quando se perfazem 20 anos da sua ausência física. Teremos as intervenções orais e musicais de José Jorge Letria e Carlos Alberto Moniz (3). Estão todos (4) convidados !
P´la Comissão Promotora XXX
Ora bem:
1 - Não sou amiga desta senhora, nem sei como obteve o meu e-mail.
2 - Ai houve um Jantar da Ribeira?! Não fui convidada para este!
3 - Espero que a intervenção oral seja feita pelo JJL e a musical pelo AM. Não será bom, mas sempre será melhor do que pela ordem inversa.
4 - Todos? Afinal de quantos "amigos" é que estamos a falar?!
Resposta:
Não sei se saio da reunião da CGTP a horas mas vou dar o tudo por tudo para não me atrasar... ;)

Monday, May 21, 2007

ELES VIRAM-SE CONTRA NÓS!

Tenho um teoria. Acredito que os objectos inanimados não são tão inanimados assim... alguns até têm um feitiozinho desgraçado!
Não é por acaso que, quando os negligenciamos um bocadinho, os malvados tendem a desaparecer ou até a não funcionar. Estou a lembrar-me, por exemplo, do meu leitor de mp3, ao qual tive a audácia de "não dar ouvidos" durante um mês. Não só foi uma trabalheira para o encontrar como se avariou logo na primeira vez que o voltei a utilizar.
Mas mesmo grave é quando este fenómeno ocorre a uma escala MACRO. Imaginem o escritório da maison Jordan! Não estão a ver?! Pois, parece que as sisters deixaram esta divisão para "arrumar depois" e é por isso que nunca convidam ninguém para lá ir (é o verdadeiro CAOS).
Hoje cheguei a casa "cheia de moral" e comecei a arrumar o dito...
Parei agora porque estou apavorada a escrever este post. Ao que parece, o escritório virou-se contra mim:
- Podia jurar que as pilhas de fotografias se multiplicam assim que eu viro a cara.
- A correspondência da "previous master of the house" está empilhada e, em termos de quantidade, é digna de uma pop star.
- Já perdi a conta aos agrafadores, furadores e tesouras que andam por aqui (estes até me podem magoar a sério)
- A quantidade de malas que há nesta casa é um ABSURDO (Kelly, get a grip!).
- Quem é que me manda ser uma geek e ter 1000.000 de livros e dossiers?!
Fui derrotada por um escritório. Por hoje deito a toalha ao chão, não me preparei convenientemente para este desafio. Mas eu volto, e com reforços! Hei-de ganhar este combate, afinal quem é que manda aqui?!

Thursday, May 17, 2007

Heat Stress


Ontem à noite tive uma BRECA nos gémeos! Fui investigar se estaria relacionada com o aumento da temperatura. Ai não...

As CÃIBRAS provocadas pelo calor são espasmos musculares que afectam os membros superiores, membros inferiores ou o estômago. Ocorrem frequentemente depois do trabalho, à noite ou enquanto relaxamos. São causadas pelo aumento da transpiração que não pode ser compensado pela ingestão de água (uma vez que esta não é suficientemente rica em em sais minerais nem em potássio). Embora dolorosas não provocam danos irreparáveis. Para as prevenir, devemos beber soluções electrolíticas durante o dia e comer mais frutos como as bananas.


Toda a gente pode sofrer de doenças provocadas pelo calor, mas tomando precauções simples estas podem ser evitadas:

- evitar o trabalho físico em ambientes quentes (sou fisioterapeuta num ginásio dentro de um hospital cheio de janelas onde bate o sol todo o dia, acho que esta não dá para contornar);

- beber muitos líquidos que compensem tanto a àgua como os sais minerais perdidos pela transpiração (Gatorade? Aquarius? Isostar? Caríssimo! Só podem estar a gozar...)

- não ingerir álcool (quem me conhece sabe que me é impossível...)

- evitar bebidas com cafeína (esta consigo na boa, detesto café!)

- fazer um intervalo quando começar a sentir calor e só voltar a trabalhar quando arrefecer (gosto muito, amanhã faço esta proposta à administração)

- use roupa fresca e leve (farda, tenho de usar FARDA)

- tire partido das ventoínhas e do ar-condicionado (quando uma riqueza de 95 anos nos diz que a sua bisavó morreu com uma corrente de ar e tem medo de apanhar frio é impossível ligar esses aparelhos assassinos...)

- durma bastante de noite (se ao menos a vida não fosse uma festa...)


Conclusão: reúno uma cambada de factores de risco, não admira que sofra de cãibras!

Tuesday, May 15, 2007

Super-Pessoas


Perguntaste-me se um dia ías voltar a andar... Respondi que o corpo humano nos está sempre a surpreender. Tudo evolui: as pessoas, as técnicas, as tecnologias e as ciências. Falei-te em trabalho de equipa (meu e teu), em neuroplasticidade e em fé, falei-te muito em fé. Rimos, chorámos, discutimos mas acima de tudo trabalhámos e dedicámo-nos à nossa causa. A verdade é que fui eu que me surpreendi quando te vi dar os primeiros passos no corredor. É certo que ainda precisas de ajuda e não sabemos se algum dia conseguirás largar o meu ombro ou o maldito corrimão, mas o brilho nos teus olhos cada vez que os teus pés avançam enche-me de alegria. Não me agradeças... Eu é que tenho a sorte de poder participar na tua recuperação. Não há maior recompensa do que esse sorriso!

Disseram-me um dia que as pessoas especiais acabam por ter grandes problemas por serem as únicas que têm capacidade para os ultrapassar... faz sentido.

Quando uma pessoa é tão forte que consegue sorrir com pequenos ganhos depois de ter perdido (quase) tudo... a vida é bela!

Parabéns, estou muito orgulhosa pelo teu trabalho e pela tua força! Não me admirava se um dia te visse voar... ;)

Monday, May 14, 2007

Fungágá da Bicharada


Muitas doenças são propagadas devido ao disparate das nossas técnicas de tosse e espirro. A maioria das pessoas (culpada!) coloca as mãos à frente de forma a evitar que os milhões de germes libertados vão para a atmosfera. Infelizmente, esta técnica deixa os germes nas nossas mãos que tratam de os espalhar como se não houvesse amanhã! Estou a lembrar-me de telefones, maçanetas de portas e outras superfícies que são usadas por outras pessoas que, assim, levam consigo e para outros locais a bicharada. É assim que a gripe se propaga tão facilmente em escolas, locais de trabalho e, mais tarde, em cidades inteiras.

Agora a boa notícia! Circula por aí a teoria de que devemos espirrar e tossir para a nossa roupa. Segundo os Srs. Drs., os germes ficam presos no tecido e (depois de uma grande luta) acabam por sucumbir...

Vou aderir a esta técnica e aconselho o Mundo em geral a fazer o mesmo! Não quero continuar a levar com os vossos germes mas não quero parecer a única tontinha que espirra para a manga do casaco!

Wednesday, May 09, 2007

SMILE




São precisos 43 músculos de forma a aproximar as sobrancelhas para que as linhas da cara acima dos olhos mostrem que estamos chateados, aborrecidos, irritados ou seja, com A BIRRA!
Em contrapartida são precisos apenas 17 músculos para SORRIR.
Poupemos energia e sejamos felizes!

Monday, May 07, 2007

Dilema


Tenho uma doente que, tal como eu, é viciada em séries.
Estavámos hoje a conversar sobre "Prison Break" quando (acidentalmente) deixei escapar que já me tinham gravado a segunda série toda e que, portanto, já sabia como acabava esta temporada. Ok, estava a gabar-me (não te preocupes, DEALER, tive o cuidado de não revelar a tua identidade)!
Agarrando a oportunidade, a dita senhora perguntou-me se eu tinha gravador e lhe fazia o enorme favor de lhe gravar a sua série preferida. Eu, coração mole, acedi prontamente ao seu pedido.
Tudo isto estava a correr muito bem até que eu pego na ficha da doente e constato que É POLÍCIA!

(eu): isto não é nenhum truque seu, pois não?
(sra agente): truque?
(eu): não me vai prender por causa disto?
(sra agente a rir): oh Sofia, tem cada uma...
(eu): era bastante irónico, eu ser apanhada assim...
(sra agente): não tem de se preocupar, também tenho tudo gravado.
(eu): prove-o, pode estar a disfarçar...
(sra agente): eu trago-he os dvds amanha para me gravar, não se preocupe com mais nada.
(eu): tudo bem, assim como assim a sua saúde está nas minhas mãos, e os acidentes acontecem...
(sra agente soltando uma gargalhada maléfica): se me magoasse dava-me 2 motivos para a processar...
(eu): ... (engolindo em seco)

e agora, gravar ou não gravar? eis a questão...

Friday, May 04, 2007

Bodies


O que eu esperei por este momento!
Muito obrigada aos responsáveis pela presença desta exposição em Portugal.
Vou ver, rever e AMAR.
Nem dá para acreditar...

Já chegou o...




CARACOL

Classificação Científica 1:

Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Subclasse: Pulmonata
Ordem: Stylommatophora
Família: Helicidae

Classificação Científica 2:

Complexa estrutura que faz parte do ouvido interno. Tubo oco em espiral com forma de caracol, contém um líquido espesso e o órgão de Corti, formado por milhares de células minúsculas (células ciliadas) com pequenos prolongamentos semelhantes a pêlos, que se estendem até ao líquido. As vibrações sonoras, transmitidas dos ossículos do ouvido médio à janela oval do ouvido interno, fazem vibrar o fluido e as projecções (filamentos semelhantes às pestanas). As diferentes células ciliadas reagem a diferentes frequências do som e convertem-nas em impulsos nervosos. Os impulsos nervosos são transmitidos através das fibras do nervo auditivo, que as transportam até ao cérebro.

Classificações de que eu não fazia ideia nenhuma:

- um município de Mato Grosso do Sul
- um município do Piauí, Brasil
- um rio do Estado do Mato Grosso do Sul
- uma cidade Maia da América Central
- o nome de uma rádio da Colômbia

... já percebi que para além de ser um animal peculiar, também é fundamental para a nossa preciosa audição mas a questão que se coloca é a seguinte:

COME-SE?

Eu voto sim! É bom que se farta...

Wednesday, May 02, 2007

Conquistámos a FRANÇA



"Na vida o que importa realmente são as memórias... O resto são trapos e cacos." Tinhas toda a razão...
Foi bom relembrar-te em cada cantinho desta cidade que sempre foi um pouco "tua".
Details sobre esta nova aventura n'O BLOG (posts de 1 de Maio de 2007)

Ah oui!