Tuesday, May 29, 2007

O que é beber moderadamente?


À luz dos antigos e recentes eventos, acontecimentos, peripécias, aventuras e gargalhadas que as nossas saídas nocturnas costumam despoletar, fiquei a matutar no seguinte: será que isto nos faz mal à saúde? Vejamos...

Segundo a OMS(Organização Mundial de Saúde) é considerado um bebedor moderado aquele que tem um consumo inferior à 21 unidades de álcool por semana para homens e 14 para mulheres. Cada unidade de álcool equivale a 10ml de álcool puro, por exemplo 350ml de cerveja com 4% de álcool equivale à 1,5 unidades de álcool. Isto quer dizer que homens podem consumir no máximo por volta de 2 latas de cerveja por dia (ao longo o dia) e mulheres 1 lata.

Aqui respirei de alívio. Afinal somos pessoas saudáveis que optam por ingerir as unidades de bebida a que têm direito de seguida e apenas uma vez por semana... Mas não é verdade, atenção às próximas linhas...

É importante salientar que não se deve consumir as 21 ou 14 unidades de álcool concentradas num único dia, ou em poucos dias, isto poderá levar a pessoa a desenvolver problemas futuros (alcoolismo) ou imediatos (situações sociais embaraçosas).
E agora? Mudamos de estilo de vida ou lidamos com isto? Podemos reunir para discutir o assunto. Eu dou a casa. Quem leva as bebidas? Ai, é verdade, não se pode...

10 comments:

Jordan said...

Eu voto no LIDARMOS com a situação. Se duvidam, vejamos:

a) ainda não comecei a beber sozinha - logo, nao sou alcoolica

b) não me lembro de alguma vez ter feito uma figurinha embaraçosa em toda a minha vida!!

:))))

Rita said...

humm, situaçoes sociais embaraçosas. acho q isto vos diz algo : PPPP

Little Jordan said...

a batata frita não precisa de alcool para ar barraca!

Little Jordan said...

kelly, será que eu tenho que provar (e olha que eu tenho muitas provas) que tu és a PIOR?!

Jordan said...

Deixa lá essas provas... de certeza que ninguém quer ver isso :P

João Tomaz said...

Jordan: mais ou menos...

Zé Mitra said...

Ixo do alcoolismo só acontece aos outros :P Eu até nem gosto de beber sozinho por isso....

Little Jordan said...

Cambada...

Atrás da Lua said...

em relação a este post, estou em blackout!!!!!

Little Jordan said...

é bom que estejas, é! ;)