Thursday, May 17, 2007

Heat Stress


Ontem à noite tive uma BRECA nos gémeos! Fui investigar se estaria relacionada com o aumento da temperatura. Ai não...

As CÃIBRAS provocadas pelo calor são espasmos musculares que afectam os membros superiores, membros inferiores ou o estômago. Ocorrem frequentemente depois do trabalho, à noite ou enquanto relaxamos. São causadas pelo aumento da transpiração que não pode ser compensado pela ingestão de água (uma vez que esta não é suficientemente rica em em sais minerais nem em potássio). Embora dolorosas não provocam danos irreparáveis. Para as prevenir, devemos beber soluções electrolíticas durante o dia e comer mais frutos como as bananas.


Toda a gente pode sofrer de doenças provocadas pelo calor, mas tomando precauções simples estas podem ser evitadas:

- evitar o trabalho físico em ambientes quentes (sou fisioterapeuta num ginásio dentro de um hospital cheio de janelas onde bate o sol todo o dia, acho que esta não dá para contornar);

- beber muitos líquidos que compensem tanto a àgua como os sais minerais perdidos pela transpiração (Gatorade? Aquarius? Isostar? Caríssimo! Só podem estar a gozar...)

- não ingerir álcool (quem me conhece sabe que me é impossível...)

- evitar bebidas com cafeína (esta consigo na boa, detesto café!)

- fazer um intervalo quando começar a sentir calor e só voltar a trabalhar quando arrefecer (gosto muito, amanhã faço esta proposta à administração)

- use roupa fresca e leve (farda, tenho de usar FARDA)

- tire partido das ventoínhas e do ar-condicionado (quando uma riqueza de 95 anos nos diz que a sua bisavó morreu com uma corrente de ar e tem medo de apanhar frio é impossível ligar esses aparelhos assassinos...)

- durma bastante de noite (se ao menos a vida não fosse uma festa...)


Conclusão: reúno uma cambada de factores de risco, não admira que sofra de cãibras!

7 comments:

Jordan said...

«One time, at band camp»... tive a maior cãibra da vida 2 horas depois de ter feito muito trabalho físico num ambiente quente e fechado!!

(e não estou a falar DISSO seus ordinários, ehehehe)

Little Jordan said...

horrível, kelly, "tu dás tiros nos pés"!

Anonymous said...

Pronto, agora vou para casa a pensar q sou uma bomba-relógio (e no q é q a jordan maria anda aí a fazer em cubículos escaldantes:P)

Jordan said...

Oh suas ORDINÁRIAS... acham que eu vinha para aqui, um blog respeitador e de família, falar DESSAS coisas??

:P

Zé Mitra said...

és uma autentica depravada ritinha :P
Pois que isso das cãibras é pa meninas,homem não sofre disso :P

Jordan said...

Desculpa mas se andassem a fazer esforços físicos em ambientes quentes e fechados, tinham... e olha que não fui eu que disse - está neste artigo científico que é PRA TODOS :P

Little Jordan said...

Olha o nível! Querem ver que vou ter de vos passar a censurar?! Não se podem levar a lado nenhum, francamente...